Minha lista de blogs

terça-feira, 4 de janeiro de 2011


O encontro das amigas Dra. Altanira Ulchoa e Ane Márcia filhas de Humaitá na Posse da Presidente do Brasil.



Brasília (DF) - Sábado, 1º de janeiro de 2011 fui a Esplanada dos Ministérios acompanhar de perto a posse da nossa Presidenta.

Emoção, orgulho de ser brasileira, de ver a história ser feita diante de meus olhos. Pela primeira vez no Brasil uma mulher ocupa o cargo mais alto do país. Comecei o ano otimista, sentindo-me emocionada ao testemunhar meu país pagando uma de suas dívidas seculares ante um segmento da nossa sociedade.

Prestei atenção em cada palavra proferida em seu primeiro discurso. Cada nova sentença me emocionava. Não se tratava mais de PT, esquerda ou direita. Ouvia sim eram novas esperanças traduzidas em palavras coerentes, firmes, de quem realmente se importa. “Sonhar é fazer do impossível possível”. Suas palavras me inspiravam. Percebi o caminho aberto, já não era mais preciso ter nascido na elite, poderíamos ter sido pobres, trabalhadores, e agora com a Dilma, não é mais o gênero dominante que faz de alguém apto a comandar o país, e sim, competência e capacidade técnica. Meu coração estava acelerado, quando chegou o momento em seu discurso em que disse que não seria a única responsável pela continuidade da mudança em nosso país, mas cada “querido e querida brasileiro e brasileira”, homem, mulher, rico, pobre, branco e negro, meus olhos encheram-se de lágrimas.

Me senti ali empossada. Poderei sim olhar nos olhos de minha filha e dizer-lhe a mulher pode, e ir além, poderei dizer-lhe, todo o ser humano, independente de classe, cor, credo, orientação sexual, todos sem exceção PODEM! Foram momentos de muitas emoções.

Para completar a felicidade daquele momento, após a cerimônia de posse, na Praça dos Três Poderes acontecia o show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Fernanda Takai, Zélia Duncan, Martnália, Gaby Amarantos e Elba Ramalho, quando no movimento do Ritmo do carimbó do Pará, do boi do Amazonas, na bela voz de Gaby Amarantos.

De repente estou ali, casualmente na multidão de aproximadamente 15.000 mil pessoas, encontro uma conterrânea, gente da minha gente, a nossa querida Altanira Uchoa. Para mim, uma humaitaense que ama sua terra e não se esquece das riquezas naturais daquele lugar, a festa não poderia ser melhor. Foi um encontro de mulheres de Humaitá na Capital Federal em um momento histórico.

Viemos aqui para mostrar que vamos governar com ela, nós e todas as mulheres dos diversos rincões desse Brasil a fora. Estamos torcendo pela nova Presidenta, agradecendo e pedindo a Deus que a abençoe, dê-lhe força, coragem e sabedoria para comandar esse país de tantas diversidades culturais e de tantos problemas sociais. Mas se depender de nós mulheres, brasileiras, a nossa querida Dilma poderá contar conosco para a realização de cada projeto e juntas, com a força feminina, faremos desse governo o melhor governo de todos os tempos.

Brasilia-DF, 3 de janeiro de 2011.
Por Ane Márcia de Oliveira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário